Abel Costa, de 56 anos, decidiu abrir a própria empresa de instalação de ar-condicionado em São Paulo buscando ter mais autonomia. Deu de cara com o maior desafio de qualquer empreendedor: a gestão do fluxo de caixa.
A sazonalidade do setor em que atua é um peso. No inverno, a procura por aparelhos de ar-condicionado despenca. Fora isso, há os imprevistos. No início do ano, seu carro quebrou e, descapitalizado, precisou tomar R$ 3 mil em empréstimo para bancar a oficina.
“Faço anotações do dinheiro que entra e sai, das despesas com materiais, combustível e até almoço”, diz. Mas tudo fica um pouco mais difícil com o acompanhamento manual dos pagamentos dos clientes, um a um.
Sem caixa nem para as emergências, Abel não consegue se programar para ter estoque de insumos importantes em seu nicho – o cobre, por exemplo, que oscila muito no mercado.
Falta vender ou falta ter a ferramenta certa?
“O problema começa quando a gestão do caixa deixa de ser prioridade prática e vira um item de segundo plano”, avalia Matheus Lopes, CEO do Grupo Valore e especialista em gestão empresarial. “Empresas quebram não por falta de venda, mas por falta de caixa”.
É nesse descuido, motivado pela pressão do dia a dia, que surgem os riscos: falta de controle dos pagamentos e inadimplência criam um efeito cascata nocivo à saúde financeira do negócio. A saída acaba sendo tomar crédito caro para tapar buracos, como fez Abel.
Sem os instrumentos certos, o empreendedor pode se ver iludido pelo faturamento, mas ficar sem dinheiro para o básico.
“Quem empreende gasta muito tempo na organização de recebíveis, e o resultado é menos tempo para focar em estratégias para crescer. Por isso, precisa de soluções flexíveis que ajudem a reduzir as perdas por falta de pagamento”, diz Maximiliano Damian Rodrigues, diretor-geral do Nu Empresas.

Soluções inovadoras para problemas clássicos
Receber pagamentos, controlar cobranças e garantir eficiência financeira são desafios que marcam a vida de quem tem um negócio próprio. Para evitar que esses problemas tirem o sono dos empreendedores, o Nu Empresas criou uma série de soluções inovadoras.
Quem procura automação e controle sobre pagamentos recorrentes encontra a resposta no Assistente de Cobranças do Nu Empresas. Ele permite emitir boletos e Pix (à vista ou parcelado), configurar e enviar automaticamente lembretes de cobrança ao cliente, gerar nota fiscal integrada e gerenciar assinaturas e contratos com flexibilidade.
O empreendedor também pode configurar cobranças periódicas, personalizando valores e datas de vencimento. Na emissão de boletos, é possível prever até a cobrança de multa ou juros no caso de atraso do pagamento, sem que seja preciso fazer as contas à mão.
Acessando o Assistente de Cobranças pelo computador, é possível acompanhar o status dos pagamentos e controlar o fluxo de caixa. A ferramenta é gratuita para negócios de qualquer porte.
Dinheiro no bolso na hora com as menores taxas
Funcionalidades como o link de pagamento ajudam quem vende online. No app do Nu Empresas, é possível gerar um link personalizado para enviar ao cliente, que escolhe entre três formas de pagamento: no cartão de crédito à vista ou parcelado em até 12 vezes, no Pix ou via NuPay, diretamente no aplicativo e também com possibilidade de parcelamento.
Para as vendas presenciais, a solução Tap to Pay substitui a tradicional “maquininha” pelo smartphone. A ferramenta permite cobranças com cartão por aproximação, tanto no débito quanto no crédito, também com parcelamento.
O diferencial está na simplicidade e no custo: não há mensalidade ou aluguel de “maquininha”, nem é necessária uma conexão especial. Basta ter o app do Nubank instalado no celular e aproveitar a menor taxa do mercado.
“Nas duas ferramentas, o empreendedor tem a menor taxa do mercado para receber as vendas no cartão na hora, além de Pix gratuito e ilimitado”, diz Rodrigues, do Nu Empresas.
Segurança em todos os aspectos
Tanto no link de pagamento quanto no Tap to Pay, o empreendedor recebe o valor da venda na hora, sem a demora do processamento bancário.
Além disso, as informações de cartão e as senhas usadas nas transações via Tap to Pay não são armazenadas nem no celular do vendedor, nem no app do Nubank, mantendo a empresa e seus clientes protegidos. Já as operações feitas com link de pagamento passam por sistemas antifraude, evitando que dados sensíveis circulem indevidamente.
Para o empreendedor, outro item de segurança é a possibilidade de estabelecer diferentes perfis de acesso para os usuários do app do Nu Empresas. Quem tem funcionários pode liberar para eles somente as funções de cobrança, evitando que tenham acesso a outras informações da conta.
O empreendedor Abel tem planos para 2026: quer um site para divulgar seus serviços e treinar profissionais para atuarem sob sua supervisão no ramo de ar-condicionado. “Quero só fazer o projeto de instalação, atender o cliente e deixar o serviço para a equipe. Quero tempo para mim”, explica. Entre anotar despesas, consertar máquinas e sobreviver à volatilidade das estações, eis seu lema: “Se você não tem coragem, não começa nada”.
